Seguro Prestamista é uma garantia de que a inadimplência poderá ser evitada, no caso de morte, invalidez ou desemprego do segurado.
Você sabia que o seguro prestamista pode ser seu aliado quando for fazer um empréstimo? Ao fazermos um empréstimo, além de todo planejamento antecedente, devemos considerar cada um dos entraves passíveis de ocorrer durante o prazo em que as parcelas estão sendo pagas. Entre a entrada e a quitação de um financiamento, muitas coisas podem acontecer.
O benefício desse seguro é tanto para as empresas credoras quanto para o segurado e seus familiares. Para o primeiro, ajuda a reduzir inadimplências, e para o segundo, garante os patrimônios que conquistaram ao longo dos anos.
Quitação de dívida do segurado garantida em casos de:
Morte;
Invalidez;
Desemprego involuntário.*
O objetivo é evitar inadimplência para o segurado cobrindo a dívida para a instituição credora.
Lembre-se, esse seguro não é obrigatório!
Na hora de contratar uma operação de crédito, a empresa deve te consultar sobre a aceitação ou não do seguro prestamista.
Alguns contratos de financiamento com longos prazos e valores altos, como imobiliário ou leasing, podem ter exceção por conta do risco da operação. Ainda assim, atente-se às clausulas do contrato que contém os custos e coberturas do seguro.
,
Modalidades de crédito que mais vêm acompanhadas desse tipo de seguro:
Cheque especial;
Consórcios;
Empréstimos junto a bancos e financeiras;
Financiamento de bens;
Empréstimo consignado;
Cartão de crédito.
Coberturas:
Cobertura de morte, natural ou por acidente do segurado
Cobertura de invalidez permanente e total por acidente
Cobertura de invalidez funcional permanente e total por doença
Cobertura adicional de perda de renda por desemprego involuntário
Qual o valor?
Assim como em outros seguros, o preço varia de acordo com os fatores que avaliam o risco. Nesse caso, podemos dizer que são: custo do financiamento, prazo e idade do segurado. O valor não costuma ser alto e é comum que seja diluído nas prestações do financiamento.